Entre em contato

(65) 99221-4261

CRECI: 5894-MT

Busca de Imóveis

Entenda a Importância da Imobiliária no Processo de Locação de Imóveis

23 de outubro de 2020

É bastante comum que proprietários e inquilinos de imóveis se perguntem sobre a necessidade de realizar as transações com o intermédio de uma imobiliária. Para tomar essa decisão, é importante entender as funções e as vantagens da atuação da imobiliária para que ambos os públicos valorizem a escolha da empresa especializada e não tenham prejuízo no aluguel direto entre proprietário e inquilino.

 

Sem tempo para ler? Ouça o post:

 

Qual é a função das imobiliárias nos processos de locação?

 

O papel da imobiliária é proporcionar segurança e comodidade aos processos de aluguel de imóveis de todos os tipos, com a função de intermediar a relação e garantir os direitos e deveres de inquilinos e proprietários. A chave para garantir esses direitos é o contrato de locação, que prevê e regulamenta todas as possibilidades de situações relacionadas à locação, desde a entrada no imóvel até a rescisão do contrato. As cláusulas, assim como todos os aspectos da locação de imóveis urbanos, devem estar em conformidade com a Lei do Inquilinato.

 

Quais as vantagens do aluguel com intermédio de imobiliária?

 

As imobiliárias contam com estrutura e profissionais especializados para evitar situações injustas ou de conflito durante todo o processo de locação de imóveis. Grande parte dos conflitos que ocorrem nessa relação são resultado principalmente da falta de informação, falhas de comunicação e falta de esclarecimento sobre as regras que estão envolvidas na locação. Portanto, o contato com uma imobiliária especializada em locação de imóveis evita dores de cabeça para proprietários e inquilinos, porque faz o intermédio entre eles. Os corretores trabalham para otimizar e facilitar os processos envolvidos e possibilitar que todas as partes fiquem satisfeitas.

 

Mesmo assim, é bastante comum o aluguel ser realizado por conta própria, direto com os proprietários dos imóveis. Essa opção pode parecer mais barata no princípio, mas a escolha pode render problemas e gastos extras, já que implica em processos de aluguel que muitas vezes são feitos sem o amparo legal, sem ferramentas adequadas e dispensando as condições de negociação ideais. Por isso, veja algumas vantagens de contratar uma imobiliária para a locação de imóveis.

 

Divulgação

 

Quando o imóvel é entregue para a gestão da imobiliária, ela também fica responsável por divulgá-lo a possíveis interessados, com seus próprios recursos, o que muitas vezes é feito por meio de sites, portais especializados, aplicativos, redes sociais e parcerias. Os imóveis também recebem uma placa de sinalização, indicando a disponibilidade e telefone para contato, o que amplia as possibilidades de negócio.

Além disso, quando uma pessoa se interessa pela locação de um imóvel, seja para uso residencial ou comercial, os consultores de locação identificam as construções cujas características atendem às necessidades do inquilino. Para isso, são incluídos na análise aspectos como a localização de preferência, a quantidade de cômodos necessários, os valores de aluguel e outros encargos, questões relacionadas à segurança, possíveis regras ou restrições de condomínios, entre outros. Tudo isso torna mais fácil encontrar o inquilino certo para um imóvel e vice-versa.

Atendimento

As imobiliárias contam com equipes especializadas e focadas em tirar dúvidas, acompanhar em visitas, encaminhar propostas, cuidar de manutenções, resolver divergências, entre outras funções. O grande diferencial das imobiliárias fica por conta da atuação dos corretores de imóveis e consultores de locação, que oferecem tratamento especializado tanto aos proprietários como aos locatários. Eles focam os esforços na procura de um imóvel ideal para o inquilino e, muitas vezes, contam com uma ampla lista de contatos, proporcional à experiência do profissional.

 

Análise para cadastro

 

Na locação direta com os proprietários, muitas vezes a conferência de informações pode ser dificultada, diminuindo a segurança de todo o processo de aluguel. No contrato com imobiliárias, acontece exatamente o contrário, já que os candidatos devem se apresentar uma série de documentos e passar por uma análise cadastral. 

Essa análise tem o objetivo de avaliar a legalidade dos documentos apresentados pelo possível inquilino. Se ele não tiver nenhuma restrição legal, o contrato para locação pode ser feito com base na legislação vigente. Imobiliárias com mais estrutura e qualidade geralmente contam com ferramentas para a análise de crédito e autenticidade de documentos. Isso ajuda a evitar problemas de inadimplência e a realizar um contrato sem brechas para problemas futuros.

Vistoria do imóvel

vistoria do imóvel é uma vantagem na locação com imobiliárias, já que elas também oferecem como diferencial as inspeções feitas por profissionais. O conhecimento e a experiência na área garantem que essa etapa de extrema importância seja realizada adequadamente, do início ao término do contrato de locação.

A vistoria é um relatório que tem como objetivo descrever o real estado em que o imóvel é recebido pelo locatário. O documento atesta as condições de estruturas, acabamentos e outros itens que possam estar incluídos, como móveis, no caso do aluguel de imóveis mobiliados. Essa etapa do contrato de locação é um grande diferencial do trabalho das imobiliárias, porque ajuda a evitar mal-entendidos e a garantir os direitos de ambas as partes em relação a possíveis desgastes do imóvel e itens que podem precisar de reparo na hora da devolução.

Controle financeiro

No aluguel por contra própria, o proprietário do imóvel precisa fazer o controle financeiro, com recebimentos, cobranças, repasses, reajustes e toda a burocracia que está relacionada ao processo. O controle financeiro não só é bastante chato de fazer, como também pode representar prejuízos se não for bem executado. Com o intermédio das imobiliárias, proprietários e locatários são informados sobre as responsabilidades de cada um e cobrados adequadamente, evitando a inadimplência. Ao proprietário, cabe apenas a conferência do recebimento do dinheiro, o que facilita muito os processos de locação.

Consultoria durante toda a locação

Durante todo o período de vigência do contrato, a imobiliária serve como uma central para suporte a ambas as partes, tirando dúvidas e resolvendo eventuais problemas. Dessa forma, é possível evitar problemas decorrentes de serviços de reparo mal prestados na manutenção preventiva predial, por exemplo, indicando os profissionais mais adequados para cada situação. 

Algumas imobiliárias também oferecem uma equipe de manutenção, que fica à disposição para agilizar reparos e diversos serviços que podem ser necessários nas estruturas dos imóveis. Muitas vezes, as próprias construções têm diversos elementos estruturais que precisam de uma verificação constante para evitar problemas. Nesses casos, as imobiliárias ajudam o proprietário a cuidar melhor dos imóveis, mesmo com locatários.

Renovação e rescisão do contrato

Geralmente, os contratos estabelecidos com imobiliárias têm maior duração, com permanência do inquilino no imóvel por mais tempo. Isso gera menos transtornos para os proprietários, com menos problemas decorrentes da rotatividade de inquilinos. 

Quando são realizadas renovações de contratos de locação, as imobiliárias fazem uma reavaliação do imóvel, visando o reajuste do valor do aluguel. Com isso, o locatário continua pagando um preço justo pelo uso do imóvel, por meio de negociações que têm como objetivo a permanência do inquilino e, ao mesmo tempo, também há a valorização correta do patrimônio do locador

Por fim, a imobiliária ajuda inquilinos e proprietários a encerrarem a relação de uma maneira harmoniosa, sem conflitos e destacando direitos e deveres. Alguns exemplos comuns são a necessidade de repintura do espaço interno do imóvel utilizado e o reparo de possíveis danos causados às estruturas.

Como você viu, o trabalho desempenhado pelas imobiliárias é crucial para processos de locação de imóveis mais tranquilos para proprietários e locatários. A atuação das imobiliárias possibilita o equilíbrio na relação, evitando conflitos e oferecendo as soluções mais indicadas para cada um.

É imprescindível, porém, a contratação de uma empresa especializada de confiança, com histórico de boa atuação no mercado e boas referências. Com isso, você garante as vantagens de um contrato de locação bem estabelecido, que afetam a experiência tanto do locatário quanto do locador e tornam as transações ainda mais compensadoras. 

 

Fonte: https://ibagy.com.br/blog/normas/entenda-importancia-da-imobiliaria-no-processo-de-locacao-de-um-imovel/